Secretaria de Educação promove projeto com fonoaudióloga nas salas de aula em Ascurra.
Uma aula diferente, com jogos e músicas específicas, tem acontecido em Ascurra. E não é um momento somente de brincadeira, mas de muito aprendizado para as crianças. Quando a Fonoaudióloga Educacional Sislaine Bagatolli entra em sala, um olhar de curiosidade logo aparece nos rostos dos alunos da Pré escola ao fundamental I. Nas últimas semanas, o projeto Brincando com o fonema “ R,r ” foi aplicado e continua sendo desenvolvido, nas salas de aula de Ascurra. O trabalho é uma iniciativa da Secretaria de Educação, em conjunto com a Coordenação Pedagógica.
Esta ação tem como objetivo auxiliar no desenvolvimento da fala das crianças, para que compreendam a produção e discriminação dos sons do fonema “ ARA, R-ARRA”. (Renata Jardini, 2016).
“A fala é uma função complexa que engloba a articulação dos sons da nossa língua. Estimular o som e a articulação dos fonemas citados, mostrando pistas sensoriais, visuais, tátil e auditiva auxilia a criança a obter percepções de desenvolvimento de fala” – explica Sislaine.
A estimulação com a turma é realizada através de muita interação, brincadeiras e jogos. Uma das brincadeiras é passando uma caixa, com diferentes objetivos, e estimulando as crianças a dizerem o nome do objetivo que retiram, como um boneco de Tigre, por exemplo. Outra interação é através do jogo da memória, com itens que tenham o fonema R para ser exercitado.
Além disso, acontece uma orientação com os professores das turmas, passando meios para estimular os exercícios destes fonemas no dia-a-dia da sala de aula, além de formas de abordar corretamente os alunos que tem dificuldade neste aspecto da fala.
O projeto ‘Brincando com o fonema R na Educação Infantil’ acontece na Escola Municipal Tenente Coronel Amaro Medeiros de Vasconcelos, no bairro Vila Nova, e no Pré-Escolar Pequeno Príncipe, no bairro Estação. As aulas iniciaram com o Pré-Escolar, e agora irão continuar no Fundamental I.