Ascurra terá Plano de Desenvolvimento Econômico.

Na última terça-feira, dia 14 de setembro, aconteceu nas dependências da CDL de Ascurra e Apiúna o lançamento oficial do Plano de Desenvolvimento Econômico de Ascurra. Esta é uma iniciativa da Prefeitura de Ascurra, através da Secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, em parceria com o Sebrae, por meio do projeto Cidade Empreendedora.

Participaram deste evento o Prefeito de Ascurra, Arão Josino, o Secretario de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafaello Furlani Destéfani, o Secretário de Administração, Leandro Chiarelli, os vereadores Gilberto Felippi, Maicon Possamai, Marcio da Costa, Olindo Tambosi, Patrícia Bassani e Rosangela Debarba, o presidente da CDL de Ascurra e Apiúna, Claudinei Oliveira, além de empresários locais. A apresentação foi conduzida pelo Consultor Credenciado do Sebrae, Rafael Silva Clauberg.

O Plano de Desenvolvimento Econômico, ou simplesmente PEDEM, é um documento que tem como objetivo buscar o desenvolvimento sustentável através do aproveitamento ideal das potencialidades fortalecendo as vocações locais. Este plano é elaborado através de um trabalho participativo, com representantes do setor público e privado da comunidade.

O PEDEM de Ascurra irá traçar um plano de ação para fortalecer os eixos estratégicos de desenvolvimento do município pelos próximos 5 anos, de 2021 até 2025. O plano é elaborado por meio de algumas etapas. Antes do lançamento oficial, aconteceu a confecção do diagnóstico econômico da cidade, onde o consultor do Sebrae realizou entrevistas com a comunidade empresarial.

Após este lançamento, será realizado o Seminário de Apresentação do diagnóstico, formação do grupo gestor do PEDEM, Seminário de Planejamento dos Eixos Prioritários, o desdobramento destes planejamentos e, então, acontece a elaboração do PEDEM e a apresentação do documento para a comunidade.

Mas o processo não finaliza com a entrega do PEDEM. Após a finalização do Plano, acontecem as reuniões de implementação e monitoramento. “Importante frisar que o PEDEM não é algo da gestão e que deve ficar em uma gaveta após sua conclusão, é um plano para o município como um todo e que deve ser implementado, com poder público e privado fazendo a sua parte”- explica Rafael.