Central Covid-19, em Ascurra, adota novos protocolos de testagem e isolamento.

A Central Covid-19 de Ascurra, localizada na Sociedade 7 de Setembro, no centro da cidade, adotou novos protocolos de testagem e isolamento para pacientes do novo coronavírus a partir desta quinta-feira, 20 de janeiro. Estas alterações vêm de encontro às novas determinações da Secretaria Estadual de Saúde, através da Comissão de Intergestores Regional da Saúde do Médio Vale do Itajaí.

| Ficou sabendo? Aberto o agendamento para vacinação contra Covid-19 em crianças de 8 a 11 anos

Sobre a questão da testagem, serão disponibilizados testes para pessoas com sintomas graves que possam necessitar de hospitalização, pessoas com comorbidades sem sintomas, puérperas e idosos com sintomas e profissionais com sintomas respiratórios que fazem parte de serviços essenciais (Profissionais de segurança e da saúde, por exemplo). Por sua vez, testes não serão feitos em pessoas que não apresentarem sintomas, em pessoas que precisam do teste como requisito para sair do isolamento ou como pré-requisito para participação em eventos ou acesso a estabelecimentos.

O protocolo de isolamento também teve alterações. Pessoa com síndrome gripal leve a moderada com confirmação clínica para covid-19 terão que respeitar 07 dias de isolamento, contando do dia de início dos sintomas. Está liberado caso permaneça sem febre naturalmente, sem o uso de medicamentos, por no mínimo 24 horas, e apresentar diminuição nos demais sintomas gripais.

Pessoas positivas que não apresentarem sintomas terão que respeitar 05 dias de isolamento, contando do dia da coleta do teste. Pessoas que estiveram em contato com pessoas com teste positivo para Covid-19 terão que realizar isolamento de 05 dias, contando do último dia que teve contato com a pessoa infectada.

Pacientes confirmados com Covid-19 que apresentarem sintomas graves terão que fazer isolamento de 20 dias, contando do inicio da suspeita clínica para a doença. A pessoa esta liberada caso permaneça sem febre naturalmente, sem o uso de medicamentos, por no mínimo 24 horas, e apresentar diminuição nos demais sintomas gripais.

| Quer receber as notícias da Prefeitura de Ascurra no seu celular? Entre para o grupo de notícias no Whatsapp CLICANDO AQUI. |

A Secretaria de Saúde de Ascurra reforça a importância dos cuidados de prevenção às doenças de síndrome respiratória, como a utilização de máscara e manter uma boa higiene das mãos diariamente. Da mesma forma, destaca que a vacinação contra a Covid-19 é essencial para preservarmos a vida de todos. Procure a Sala de Vacinação do ESF Dr. Armando Zonta e se vacine contra o coronavírus.

Texto: Richard Ferrari/Assessoria

Arte: PMA