SAMU da microrregião tem nova coordenação.

O SAMU que atende os municípios de Apiúna, Ascurra e Rodeio tem nova coordenação. A partir desta semana, a enfermeira Bruna Bertelli é a nova coordenadora da entidade com sede em Ascurra. Participaram da reunião de alinhamento a Secretária de Saúde de Ascurra, Samira Valcanaia, a Diretoria de Saúde de Ascurra, Roselita Krieck, e o Secretário de Saúde de Apiúna, Lucas Xavier, além da nova coordenadora.

Ficou sabendo? Secretaria de Saúde inicia capacitação para Novos Agentes Comunitários de Saúde.

Em 2020, um convênio intermunicipal foi firmado entre Apiúna, Ascurra e Rodeio, deixando a responsabilidade de gestão do SAMU pelas prefeituras por 5 anos. Atualmente, a entidade tem sua sede em uma sala anexa ao ESF Dr. Armando Zonta, no centro de Ascurra.

No ano passado, o prefeito de Ascurra, Arão Josino, juntamente com o prefeito de Apiúna, Marcelo Doutel, e o prefeito de Rodeio, Valcir Ferrari, decidiram que as três prefeituras, em parceria, iriam trabalhar para uma reestruturação do SAMU. Fazem parte desta reestruturação as obras e investimentos para equipar a nova sede, que também será em Ascurra.

O que é o SAMU?

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, popularmente conhecido como SAMU, é a entidade que atende casos de urgência e emergência. Criado em 2003 para fazer parte da Política Nacional de Urgências e Emergências, ele tem como objetivo melhorar o atendimento a população.

O atendimento pode ser solicitado através do telefone 192, sendo destinado para casos de urgência e emergência médica da população nas residências, locais de trabalho e vias públicas.