Ascurra lidera índice de geração de novos empregos durante último ano no Vale Europeu.

Ascurra é líder entre os 14 municípios que compõe a região da Associação dos Municípios do Vale Europeu na geração de novos empregos entre os meses de fevereiro de 2021 e janeiro de 2022. Segundo dados divulgados pela AMVE, o município teve uma variação relativa nos postos de trabalho de 11,11%, seguido por Pomerode, com 8,71% e Blumenau, com 7,73%.

Ficou sabendo? Assistência Social de Ascurra conhece o ‘Movimento Saber Lidar’.

O setor da indústria, fortalecido pelas frentes eletrometalmecânico e têxtil, é o principal empregador de Ascurra, seguido pelo comércio. A Prefeitura de Ascurra trabalha em diferentes frentes para aquecer a economia local, com os projetos Cidade Empreendedora e o Ascurra de Oportunidades.

Os dados atuais mostram que 2022 tem tudo para ser um ano de mais índices como estes no município. Atualmente, o Sine de Ascurra tem mais de 100 vagas de empregos em aberto para diferentes setores da economia local. Este número elevado de vagas foi detectado graças a uma movimentação dos empresários dos eixos têxtil, eletrometalmecânico, construção civil, comércio e turismo junto a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo e Sine de Ascurra.

Em 2021 o poder público municipal, através de uma junção de diferentes ações, implementou o projeto Ascurra de Oportunidades. Esta ação tem como objetivo proporcionar mais oportunidades para a população ascurrense, principalmente para os jovens. O governo municipal buscou isso através da oferta de cursos e capacitações em diferentes áreas, em parcerias com outras entidades. Ao fim do ano, mais de 250 pessoas foram atendidas em 08 cursos oferecidos de forma gratuita.

O programa Cidade Empreendedora, desenvolvido pelo SEBRAE, tem como objetivo fomentar o desenvolvimento local com a implantação de novas e modernas políticas públicas em diferentes áreas sendo, um dos principais pontos, a criação da Sala do Empreendedor no município.