Obras na sede do SAMU entram na reta final.

Iniciada durante o segundo semestre de 2021, a obra para a nova sede do SAMU que atende os municípios de Apiúna, Ascurra e Rodeio seguem acontecendo. O local fica aos fundos da Delegacia de Polícia Civil de Ascurra, em um terreno com uma casa de 70m² que está sendo reformada para atender as demandas do SAMU. Nesta semana, o processo de pintura chegou na reta final, dando um novo visual para o local. Já começaram os trabalhos para conclusão de toda a instalação elétrica e, nos próximos dias, devem ser instaladas as portas e janelas.

A estrutura esta sendo totalmente remodelada, com novos cômodos e piso branco, para seguir o padrão exigido pelo estado para a sede do SAMU. O telhado da antiga casa precisou ser totalmente reformado, já que o que existia na estrutura estava muito comprometido. Além disso, o local também já conta com uma nova garagem para as viaturas da entidade.

No ano passado, o prefeito de Ascurra, Arão Josino, juntamente com o prefeito de Apiúna, Marcelo Doutel, e o prefeito de Rodeio, Valcir Ferrari, decidiram que as três prefeituras, em parceria, iriam trabalhar para uma reestruturação do SAMU. A nova base para o serviço faz parte deste projeto.

Atualmente, a entidade tem sua sede em uma sala anexa ao ESF Dr. Armando Zonta, no centro de Ascurra. Fazem parte desta reestruturação as obras e investimentos para equipar a sede.

Em 2020, um convênio intermunicipal foi firmado entre Apiúna, Ascurra e Rodeio, deixando a responsabilidade de gestão do SAMU pelas prefeituras por 5 anos.