Primeiras galerias para obra emergencial na BR-470, no bairro Estação, são entregues pelo DNIT em Ascurra.

Nesta manhã de segunda-feira, as primeiras galerias de concreto que serão utilizadas na obra emergencial na BR-470, no bairro Estação, estão sendo descarregadas no pátio dos Bombeiros Voluntários da União pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT de Rio do Sul. Neste inicio de semana, também acontecem os levantamentos topográficos na área que receberá a intervenção.

Ficou sabendo? Abertas as inscrições para o mutirão de castração para pets.

Segundo a entidade, o recurso para esta obra na BR-470, na altura da Ponte sobre o Rio Itajaí-Açu, já esta garantido, e os trabalhos devem iniciar no local em breve. Desde a ocorrência neste local, a administração municipal manteve contato com a entidade, através da Defesa Civil e Secretaria de Planejamento, solicitando a manutenção emergencial neste ponto.

A intervenção mais imediata será próximo ao trevo de acesso ao bairro Estação e a Ponte sobre o Rio Itajaí-Açu, em que uma grande erosão está colocando em risco a trafegabilidade da via, além de estar invadindo a área do pátio da sede dos Bombeiros Voluntários da União. O equipamento de monitoramento climático da Defesa Civil de Santa Catarina também corre perigo.

O projeto de intervenção neste local foi elaborado pelo DNIT, e apresentado para o setor de engenharia da Prefeitura. Nele consta que, na jusante para o Rio, será construído um murro de arrimo, e na extensão da obra, serão colocadas galerias de 2,5m x 2,5m, juntamente com uma travessia na BR-470 vindo do bairro Estação para a margem esquerda da rodovia. Destacamos que este projeto será executado em etapas.

Desde o inicio dos problemas neste local, a Defesa Civil de Ascurra, juntamente com o setor de Engenharia da Prefeitura, tem monitorado a situação nesta área em parceria com o DNIT. No final do mês de abril, uma vistoria foi realizada no local, com a presença de técnicos da Prefeitura, DNIT, Defesa Civil e do Prefeito de Ascurra, Arão Josino, e do Analista em Infraestrutura de Transportes do DNIT de Rio do Sul, Cristhiano Zulianello dos Santos.