Monitoramento nas Unidades de Educação Municipal iniciam transição nesta semana.

A Prefeitura de Ascurra, através da Secretaria de Educação, vem por meio de Nota Oficial informar sobre a situação da Vigilância nas Unidades de Educação Municipais. Primeiramente, deixamos claro que as Unidades não ficarão sem profissionais para o monitoramento, mas que, nesta semana, se iniciou o processo de transição neste serviço, deixando o trabalho de empresa terceirizada para servidores públicos efetivos.

Ficou sabendo? Inscrições abertas para a Escolha da Realeza e La Bambina da Festa Per Tutti 2023!

Como Secretaria Municipal de Educação, temos a responsabilidade de garantir o melhor uso dos recursos destinados à educação, bem como assegurar às crianças, famílias e aos profissionais das nossas unidades um ambiente seguro e sadio. Houve um entendimento com a coordenação das Unidades Escolares de que os seguranças terceirizados têm um perfil de trabalho em prédios e eventos, e que seriam necessário, para as Escolas e Unidades de Educação Infantil, profissionais capacitados para lidar com crianças, famílias e professores, criando um vínculo com a comunidade.

A segurança dos nossos alunos é primordial, e estamos comprometidos em oferecer sempre soluções eficazes para atender essa necessidade. Por conta disso, as mudanças nos profissionais de vigilância se devem ao fato de possibilitar maior identificação das famílias e, consequentemente, das crianças, priorizando a acolhida, facilitando na gestão e oferta de formações específica e também para que auxiliem em outras tarefas nas unidades. Estes profissionais estarão presentes ativamente nas entradas e saídas das unidades, monitorando e auxiliando. Além disso, facilita o gerenciamento interno em caso de faltas. Os servidores passarão por formações e capacitações específicas para serem qualificados em monitores de ambientes escolares.

Esta mudança também tem como objetivo otimizar os recursos da pasta da educação. Nos últimos meses, foi gasto R$ 60.465,70 com contratos de empresas terceirizadas. Com a presença de servidores públicos efetivos neste posto, se espera uma melhor aplicação dos valores, além da diminuição deste valor.

Reiteramos que a Prefeitura de Ascurra segue trabalhando para o Pacto de Segurança nas Escolas, que vai muito além da presença de servidores para o monitoramento das Unidades, mas também a aplicação do “Programa Escolha Certa” – Programa Educacional de Consciência Cidadã e Prevenção à Criminalidade, no reforço das Rondas Policiais em parceria com a Polícia Militar, o reforço das estruturas das Unidades como a ampliação do muro aos fundos da Escola Tenente Coronel Amaro Medeiros de Vasconcelos, os estudos para instalação de vídeo monitoramento e botão do pânico nas salas de aula, entre outras iniciativas.