Ascurra encerra 2021 com projetos de fomento ao empreendedorismo e desenvolvimento local

Em Ascurra, 2021 foi marcado por iniciativas de incentivo ao empreendedorismo regional. Em fevereiro o município aderiu ao programa Cidade Empreendedora, parceria entre a prefeitura e o Sebrae/SC para apoiar os municípios que visam melhorar seu ambiente de negócios. E em março o projeto já começou a tomar forma.

A primeira solução trabalhada foi a iniciativa Elo, que prevê dar ao produtor agrícola a capacitação necessária para que possa participar dos processos de licitação, além de organizar os sistemas de compra da merenda e orientar gestores envolvidos.

Ao final do primeiro semestre, o município começou as tratativas para elaboração do Plano de Desenvolvimento Econômico (PEDEM). O documento serve para identificar e estruturar os setores econômicos para promover o desenvolvimento da cidade. Os eixos de mais destaque da cidade foram levados em consideração a fim de desenvolver ações e estratégias direcionadas.

O prefeito Arão Josino explica que a partir desse planejamento será possível realizar atividades específicas voltadas às áreas de maior potencial econômico na cidade, e potencializar os trabalhos do Cidade Empreendedora em 2022. “O mais interessante do PEDEM, por exemplo, é poder identificar as vertentes e potencializá-las. Baseado nisso poderemos estruturar metas de execução em curto, médio e longo prazo. Esse é o início de um trabalho que trará progresso para a economia e empregabilidade para o município”, reforça.

Outra ação desenvolvida este ano, através da parceria com o Sebrae/SC, foi o programa Aceleradora de MEI’s, capacitação voltada para os empreendedores locais. A ação contou com três fases diferentes: o eu como empreendedor, meu negócio e o crescimento. As atividades trabalham metodologias orientadas para o progresso individual de cada microempreendedor e 20 empresários se formaram no programa.

Novo espaço para potencializar empreendedorismo na cidade

Entre as iniciativas que marcaram os últimos meses de 2021 em Ascurra está a Sala do Empreendedor, inaugurada em setembro de 2021. O espaço presta serviços gratuitos voltados à desburocratização e ao avanço do cenário econômico da cidade. Os empreendedores têm acesso à formalização gratuita e simplificada do certificado de Microempreendedor Individual (MEI), alteração dos dados cadastrais, emissão de DAS, nota fiscal eletrônica, declaração anual do Simples Nacional (DASN), consultorias especializadas, entre outros serviços.

Uma das primeiras ações realizadas pela Sala do Empreendedor foi o projeto Salto Aceleradora de MEIs. O objetivo foi fortalecer e desenvolver o empreendedorismo através da educação empreendedora, com cursos e workshops e costura, segurança alimentar, técnicas para serviço de garçons e como vender mais no Natal.

Outro projeto trabalhado este ano, o Ascurra de Oportunidades ofertou capacitações e incentivo aos empreendedores locais, preparando trabalhadores para o mercado, dispostos a lidar com os desafios do dia a dia.

“Nos sentimos muito orgulhosos de poder proporcionar esse aprendizado a cidadãos ascurrenses que tem a garra e força de crescer e empreender em meio ao Alto Vale. Com esta solução do programa Cidade Empreendedora, a economia regional só tem a ganhar, com implementação de melhorias e desenvolvimento de negócios que valorizem a região e fomentem inclusive a geração de novos empregos”, celebra o prefeito Arão Josino.

As soluções oferecidas pelo programa Cidade Empreendedora são fruto da parceria entre o poder público municipal e o Sebrae/SC. Por meio do programa, a prefeitura pode implementar serviços que incentivem o desenvolvimento da economia regional, com atividades como assistência a empreendedores e atividades de evolução de setores da prefeitura de Ascurra.