Nota de Esclarecimento sobre a aplicação da técnica do fumacê em Ascurra.

Na noite de segunda-feira, a Prefeitura de Ascurra foi informada pela Vigilância Epidemiológica do Estado (DIVE), que um carro da entidade estará vindo até o município no fim da tarde desta terça-feira, 29 de março, para a realizar a pulverização automatizada, ou fumacê, de produto de combate ao mosquito Aedes Eagypti, transmissor de dengue.

Ficou sabendo? Secretaria de Saúde de Ascurra trabalha no combate à dengue.

O veículo estará pulverizando algumas vias do bairro Estação. A Prefeitura de Ascurra esclarece que, a rota que o carro fará dentro de município, não foi definida por nenhum órgão municipal. O roteiro já veio pronto da DIVE de Santa Catarina, definido pela entidade conforme as notificações recebidas, de casos confirmados e suspeitos para a Dengue.

Ressaltamos que os moradores destas localidades devem permanecer em suas residências, deixando portas e janelas abertas durante a aplicação do produto. Este agente químico não é prejudicial a pessoas e animais domésticos, uma vez que não tenham o contato direto e duradouro (não permanecer na rua ou fora de sua casa durante a aplicação). Ele combate somente os mosquitos.

Destacamos, também, que está aplicação tem como objetivo combater o mosquito transmissor da dengue, o aedes eagypti, e não tem nenhuma relação com o combate de outros insetos, como o borrachudo. O setor de Vigilância Epidemiológica de Ascurra adota outras práticas para combater estes insetos, como a aplicação de agentes biodegradáveis nos riachos, por exemplo.

Lembramos que todos devem fazer sua parte no combate ao mosquito transmissor da dengue. Evitar deixar pneus e recipientes que possam encher com a água das chuvas no pátio de casa, tampar caixas d’água e colocar areia nos pratos de vasos de flores são algumas ações que ajudam no combate.