Realizado o lançamento do programa Ascurra de Oportunidades 2022.

A Prefeitura de Ascurra, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, estará promovendo o programa Ascurra de Oportunidades por mais um ano. A iniciativa, criada em 2021, teve grande sucesso na capacitação de ascurrenses para o mercado de trabalho. A cerimônia de lançamento oficial da edição 2022 do programa aconteceu nesta terça-feira, 29 de março, na Sociedade 7 de Setembro, no centro do município.

Ficou sabendo? Feriado do dia do Município de Ascurra será transferido para 22 de abril.

Assim como em 2021, o Ascurra de Oportunidades será oferecido aos munícipes em parceria com diversas entidades, como é o caso do Sebrae e Senac, que já faziam parte do programa, e o Senai, que é novo parceiro para o novo ciclo. Estão planejados os cursos de Capacitação de Jovens para o Mercado de Trabalho, EducaTeen: educação financeira e preparação para o mundo do trabalho, Costura Industrial e Operador de Máquinas e Ferramentas, além de outros cursos de curta duração que serão anunciados durante o ano. Todas estas capacitações serão oferecidas de forma gratuita para a população ascurrense.

Durante o ato, foram assinados os contratos de parceria com as entidades. Estiveram presentes no lançamento o Prefeito de Ascurra, Arão Josino, Vice-Prefeito municipal, Soires Trentini, o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafaello Furlani Destéfani, bem como demais Secretários e Diretores, e os vereadores Maicon Possamai, Oeslei Merini, Rosangela Debarba e Patrícia Bassani.

No último ano o poder público municipal, através de uma junção de diferentes ações, implementou o projeto Ascurra de Oportunidades. Esta ação tem como objetivo proporcionar mais oportunidades para a população ascurrense, principalmente para os jovens. O governo municipal buscou isso através da oferta de cursos e capacitações em diferentes áreas, em parcerias com outras entidades. Ao fim do ano, mais de 250 pessoas foram atendidas em 08 cursos oferecidos de forma gratuita.

O resultado desta ação já reflete nos números econômicos da cidade: Ascurra lidera o índice de variação relativa na geração de empregos dos últimos 12 meses, em comparação ao mesmo período do ano retrasado, entre os 14 municípios da região da Associação de Municípios do Vale Europeu.

Texto: Richard Ferrari/Assessoria.