BOLETIM – Defesa Civil de Ascurra (04/05/2022 – 15h15min).

A Defesa Civil de Ascurra, juntamente com a Prefeitura de Ascurra, segue monitorando a situação das chuvas no município. Na medição das 15 horas, a régua no Ribeirão São Paulo, que desemboca no Rio Itajaí-Açú, marcada 5 metros e 20 centímetros (Subindo 20 centímetros em uma hora).

• 06h00 – 4,20 m
  • 07h00 – 4,30 m (+ 10 cm em uma hora)
  • 08h00 – 4,35 m (+ 5 cm em uma hora)
  • 09h00 – 4,40 m (+ 5 cm em uma hora)
  • 10h00 – 4,42 m (+ 2 cm em uma hora)
  • 11h00 – 4,50 m (+8 cm em uma hora)
  • 12h00 – 4,60 m (+ 10 cm em uma hora)
  • 13h00 – 4,79 m (+ 19 cm em uma hora)
  • 14h00 – 5,00 m (+ 21 cm em uma hora)
  • 15h00 – 5,20 m (+ 20 cm em uma hora)

A Travessa Zonta, passagem da BR-470 para o centro do município, se encontra interditada nesta quarta-feira. Com o nível da água chegando a 5,20m na Travessa Zonta, começamos a ter água na pista na Rua Aderbal Ramos da Silva, no bairro Saltinho (Guaricanas), e na Rua Indaial, no bairro Ilse. Também já existe o registro de água na pista em um trecho do bairro Tamanduá. Na tarde de ontem, duas localidades ficaram isoladas devido as chuvas, o bairro Ribeirão Santa Bárbara e o Ilse Grande, e hoje se encontram em situação normal.

Outra situação é na Rua Indaial, no bairro Ilse, próximo a Oficina do Zeca, onde um dos lados da pista esta com erosão. Foi registrada uma queda de barreira na Rua Aderbal Ramos da Silva, no bairro Saltinho (Guaricanas), mas sem grandes complicações para o trânsito. Uma família foi retirada de sua residência, as margens do Rio Itajaí-Açu, no bairro Estação.

AULAS SUSPENSAS: A Secretaria de Educação de Ascurra anuncia que as aulas estão SUSPENSAS nesta tarde e noite de quarta-feira nas Unidades de Educação municipais, como forma de precaução, por conta do volume de chuva que ainda deve ser registrado no município. A Prefeitura de Ascurra orienta que os demais colégios também suspendam as aulas nesta tarde.

Principais Cotas de Enchente (Conforme medição na travessa zonta):

• Travessa Zonta, BR-470 – 4,20m (Já interditada)
  • Rua Aderbal Ramos da Silva, no Guaricanas – 5,05m
  • Curva do Cemitério, no Guaricanas – 5,05m
  • Rua Indaial, no Ilse (Próximo a Casa Krause) – 5,35m

A Prefeitura de Ascurra, juntamente com a Defesa Civil municipal, equipe de Secretaria de Obras e Assistência Social, está monitorando a situação e de prontidão para atender qualquer ocorrência devido as chuvas em nossa cidade.

Pedimos que a população que reside em áreas consideradas de risco, como próximo a encostas, monitore a situação do local e acione a Defesa Civil municipal em qualquer caso de perigo ou emergência.

Fique ligado nas informações dos canais oficiais, como as redes sociais da Prefeitura de Ascurra e da Defesa Civil de Santa Catarina, onde a situação das chuvas é atualizada com frequência.

Defesa Civil de Ascurra – (47) 98414-3396.
Bombeiros Voluntários da União – 193.