Com novos investimentos, Ascurra volta ao radar dos eventos esportivos no estado.

A Prefeitura de Ascurra, por meio da CME, está realizando diversos investimentos na área do esporte e lazer no município. Novas estruturas como a pista de atletismo, campo de futebol, quadra de areia e quadra poliesportiva modular já são realidade no Parque Per Tutti, complexo de atividades de esporte, cultura de educação. Além disso, o local ainda receberá uma reforma completa em todos os banheiros.

O grande foco de todo este investimento é o desenvolvimento local, através das escolinhas ofertadas pela CME de Ascurra para os alunos ascurrenses que, atualmente, atende mais de 500 atletas. Outro ponto é a questão de espaços de recreação e lazer para a população, com a oferta de horários esportivos em diferentes locais, como no bairro Ribeirão Santa Bárbara, com o Espaço Esportivo Valdir Cechelero. Este investimento também busca um reflexo na saúde, garantindo mais práticas saudáveis no dia-a-dia. Segundo a OMS, a cada real investido no esporte, se economiza três reais em saúde.

Além da oferta da atividade esportiva para os moradores locais, não podemos deixar de destacar que estas novas estruturas voltam a colocar Ascurra no mapa das competições esportivas. Como exemplo, neste fim de semana, Ascurra está recebendo a etapa microrregional da Olimpíada Estudantil Catarinense de 2022, a OLESC. O evento reúne equipes de Ascurra, Timbó, Blumenau, Doutor Pedrinho, Indaial e Rio dos Cedros nas modalidades do vôlei feminino e futsal masculino. O acesso para acompanhar os jogos é livre.

O Campeonato Catarinense de Futsal de Categorias de Base, onde Ascurra participa das categorias Sub-17 e Sub-20, também acontece no Ginásio Municipal de Esportes Padre Francisco Costa. Já existem conversas para o município receber campeonatos regionais e até estaduais de vôlei de praia e de futevôlei, com a nova estrutura construída nas dependências do Parque Per Tutti.

Com estas estruturas, somado aos espaços para a prática dos esportes de velocidade da iniciativa privada, como o Autódromo Max Mohr e o Kartódromo Internacional de Ascurra, que recebem diversas competições durante o ano, Ascurra vai retornando ao radar dos eventos esportivos em nossa região e, também, em Santa Catarina.