Nota Oficial da Prefeitura de Ascurra sobre os problemas com o ConecteSUS e demais plataformas onlines da saúde estadual.

Na última semana, os sistemas do Ministério da Saúde, que integram os banco de dados da Secretaria de Saúde de Santa Catarina, sofreram ataques virtuais. A Secretaria de Saúde esclarece sobre os serviços ofertados aos munícipes.

 

Quanto ao comprovante de vacinação da Covid-19.

 

Todas as pessoas que recebem vacinas contra a covid-19, além de terem os dados registrados no ConecteSUS, recebem uma carteira de vacinação com as mesmas informações de data de aplicação, número do lote e fabricante da vacina. É um documento importante, pessoal e intransferível. Deve ser guardado e preservado com o maior cuidado por parte do usuário do SUS.

 

Portanto, na falta do comprovante de vacina pelo aplicativo do ConecteSUS, basta apresentar a carteirinha como comprovante de vacinação tanto para receber a segunda dose e as doses de reforço e adicional, como para comprovar a situação vacinal em estabelecimentos que se utilizam o protocolo Evento Seguro.

 

Caso o usuário perca a carteirinha, deve ser solicitada uma segunda via do documento para as secretarias municipais de saúde, pois as mesmas devem ter o registro em papel antes de digitarem nos sistemas.

 

Quanto aos demais serviços afetados pelo ataque virtual aos sistemas da saúde nacional.

 

O acesso aos sistemas do Ministério da Saúde que contabilizam dados de notificações, hospitalizações e vacinacao de Covid-19 estão comprometidos até o momento. Estamos aguardando comunicação oficial do Ministério da Saúde sobre quando o acesso aos sistemas voltarão a ficar operacionais e qual será o impacto em termos de atualização de dados para o estado.

 

Pedimos a compreensão de todos pelo momento que estamos passando.