Ascurra recebe Nota A em Qualidade da Informação Contábil da Administração Pública.

O município de Ascurra é Nota A no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal no Siconfi, da Secretaria do Tesouro Nacional. Entre as mais de 5 mil cidades brasileiras avaliadas, Ascurra ficou na posição 194, tendo um dos 200 melhores índices no Brasil. Os dados foram divulgados nesta semana pelo órgão federal.

O objetivo deste levantamento é avaliar a qualidade da informação e a consistência dos relatórios e demonstrativos contábeis e fiscais que o Tesouro Nacional recebe, por meio do Siconfi – Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro, enviados pela União, pelos estados e municípios brasileiros. Com isto, se busca melhorar a qualidade e a consistência dos dados fiscais e contábeis enviados ao Tesouro Nacional.

O número final é feito avaliando 4 dimensões dos dados, que são calculadas analisando aproximadamente 130 pontos dos documentos, com cada um destes itens valendo 1 ponto na nota total.

“Esta notícia com certeza nos deixa felizes, pois é o reflexo do fruto de trabalho e esforço de toda equipe da Secretaria de Administração e Finanças e do setor de Contabilidade em nosso dia-a-dia, em que buscamos deixar todos os dados mais consistentes possíveis, prezando pela transparência no setor público” – destacou o Secretário de Administração e Finanças da Prefeitura de Ascurra, Leandro Chiarelli.

A série histórica também mostra uma evolução de nosso município neste ranking. Em 2019, Ascurra fechou o índice com 19.1 pontos, cumprindo com 31.8% dos requisitos. Já em 2022, que foi o índice divulgado nesta semana, nossa cidade somou 122.942 pontos, estando em conformidade com 96% dos requisitos exigidos pelo Tesouro Nacional.

“Um dos principais requisitos que devemos prezar na administração pública é a transparência. Precisamos prestar contas de tudo que acontece na Prefeitura, e fico muito feliz com essa Nota A, pois reflete a boa equipe técnica que temos em nossa Secretaria Municipal e mostra que estamos no caminho certo também nos trabalhos internos” – destaca o Prefeito de Ascurra, Arão Josino.