Programa Escolha Certa visita a Delegacia da Polícia Civil de Ascurra

Nos dias 4 e 5 de julho, os alunos do Programa Escolha Certa tiveram um dia diferente e de aprendizado visitando a Delegacia da Polícia Civil de Ascurra. Mais de 180 alunos, da rede municipal, estadual e privada conversaram com o Delegado Filipe Martins e sua equipe sobre a função e o funcionamento da Polícia Judiciária.

Além disso, os estudantes tiveram uma palestra de prevenção infanto-juvenil a crimes cibernéticos, demonstração dos armamentos e das viaturas e também puderam conhecer todos os setores da delegacia. A ação permitiu às crianças aprender a respeito de cidadania, direitos, deveres e crimes, com destaque para o bullying e cyberbullying.

A Prefeitura de Ascurra, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Desporto e Promoção Social iniciou, em maio, o “Programa Escolha Certa” – Programa Educacional de Consciência Cidadã e Prevenção à Criminalidade. O objetivo é desenvolver nos jovens o protagonismo de sua história através de suas decisões, sendo ele um sujeito de direitos e deveres.

O programa, introduzido como política pública do município, através da Lei número 1299 de 2023, acontece em todas as escolas de Ascurra, para os estudantes de 5º ano, uma vez por semana em horário regular de aula. As aulas são ministradas pela professora e Policial Militar da reserva, Iraci Morbach. A profissional atuou 22 anos na entidade, sendo que em 13 destes foi responsável pela aplicação do PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência no estado. Além disso, ela é formada em pedagogia.

Os encontros abordarão temas relacionados ao desenvolvimento da autoestima, comunicação segura, escolhas positivas, pressão dos amigos e como resistir à ela, qual nosso papel referente ao bullying e como denunciá-lo com segurança, reconhecimento dos malefícios das drogas e da violência e a construção de uma rede de apoio.