Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Ascurra tem como objetivos:

Coordenar a elaboração e implantação do Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico e turístico;

Desenvolver programas e projetos voltados à geração de trabalho e renda;

Desenvolver ações que promovam um desenvolvimento econômico sustentável e solidário;

Promover a organização do setor informal da economia do Município;

Produzir, sistematizar e disponibilizar informações sócio-econômicas do Município, principalmente questões de emprego, qualidade de vida, qualidade de mão-de-obra, infra-estrutura, logística e incentivos;

Conceder incentivos Fiscais e estímulos materiais para a expansão de empreendimentos e geração de condições ocupacionais

Desenvolver programas de qualificação e requalificação profissional.

Difundir, estimular, promover e executar ações relativas ao turismo, em todos os seus aspectos.

Desde 2021, uma série de ações foram promovidas pela pasta com o propósito de abranger estes objetivos.

Formando do Ascurra de Oportunidades em 2022 (Foto: Richard Ferrari)
Formando do Ascurra de Oportunidades em 2022 (Foto: Richard Ferrari)

Uma das bandeiras levantadas é a geração de oportunidades e o estímulo ao desenvolvimento econômico de Ascurra. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo assumiu um papel fundamental na gestão do programa Cidade Empreendedora, em parceria com o SEBRAE, que deu o start para esta atualização e execução das políticas de desenvolvimento, estruturação do turismo, capacitação profissional e apoio ao empreendedorismo do município.

Em 2021, com início do Programa Cidade Empreendedora, algumas ações de desburocratização internas foram implantadas, o que facilitou os processos de abertura e baixa de empresas, por exemplo. Isso fez com que Ascurra fosse destaque nos rankings de tempo de respostas aos empreendedores. Além disso, algumas leis e decretos foram atualizados e implantados, adequando o município à legislação federal, como a Lei de Liberdade Econômica, que facilitou a emissão de alvarás sanitários.

Curso de Costura Industrial é um dos promovidos pela Secretaria (Foto: Richard Ferrari)

Outra ação contundente foi a criação da Sala do Empreendedor de Ascurra que surgiu para atender a demanda dos microempreendedores do município. Abertura e baixa de empresas, auxílio na emissão de notas e guias, consultorias individuais, capacitações, acompanhamento nos processos de credenciamentos e licitações são alguns dos serviços que a Sala do Empreendedor oferece de forma gratuita aos ascurrenses. Além disso, a Sala também é um Ponto de Atendimento Virtual (PAV) da Receita Federal, o que facilitou a vida de quem necessita de atendimento, trazendo para Ascurra o que antes só se conseguia por meio de deslocamento para outros municípios. Houve também um trabalho em parceria com o SINE (Sistema Nacional de Emprego) de Ascurra, com atualização e divulgações mensais de vagas cadastradas no sistema. Isso permitiu uma aproximação com a diretoria estadual, facilitando o acesso e atendimento de demandas.

Na questão das capacitações, foram ofertados diversos cursos para a população. As parcerias firmadas com entidades de renome nacional como SENAC, SENAT e SEBRAE proporcionaram qualidade e confiabilidade ao programa Ascurra de Oportunidades, criado com o objetivo de oferecer capacitação e geração de oportunidades para todos os ascurrenses. Somente no primeiro ano, mais de 250 pessoas participaram dos mais variados cursos, como: Curso de Costura Básica, Curso de Técnicas de Serviço de Garçom, Curso de Programação Python, Curso de Vendas, Workshop de Boas Práticas Alimentares, além da Capacitação ao Mercado de Trabalho, com os jovens.

No Turismo foi finalizado o Plano Municipal de Turismo de Ascurra, em parceria com o CIMVI (Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí). Além disso, foi criada a Feira de Rua (aos sábados) com o objetivo de oportunizar mais um evento para que os produtores locais pudessem apresentar e vender seus produtos. Foi criada também a marca “Vem Pra Ascurra” com o objetivo de ser um divulgador dos empreendimentos e atrativos turísticos do município. Em 2021 também se iniciou o processo de levantamento da sinalização turística e o processo de licitação compartilhada, gerenciada pelo CIMVI, que será instalada em 2023.

Em 2022, além da continuação do Programa Ascurra de Oportunidades com os parceiros do ano anterior, firmou-se uma parceria também com o SENAI, que foi responsável por trazer a carreta laboratório de costura instalado no Parque Per Tutti. Lá, foi possível realizar o Curso de Costura e que será lançado novamente em 2023. Também com o SENAI foi realizado o Curso de Operador de Máquinas e Ferramentas, dividido entre Ascurra (parte teórica) e Indaial (parte prática), com transporte gratuito aos alunos. Este também será realizado novamente em 2023.

Outro grande marco no desenvolvimento de Ascurra foi o planejamento e a construção do Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico (PEDEM), um projeto orientado pelo SEBRAE e produzido por representantes da comunidade. Ao longo de 2022 foram convidados empresários de grande, médio e pequeno porte, vereadores e demais interessados para participar dos encontros. Foram elencados as forças, as ameaças, o cenário, as possibilidades e outros fatores relacionados ao que se espera para o desenvolvimento econômico estruturado de Ascurra até 2030. O material foi lançado durante a cerimonia de certificação dos alunos do Ascurra de Oportunidades.

“Em 2021, quando assumimos a Prefeitura, trouxemos o SEBRAE como parceiro. De lá pra cá muita coisa aconteceu. A Sala do Empreendedor de Ascurra já é reconhecida como uma das vinte mais bem avaliadas de Santa Catarina. A desburocratização garantiu que empresas sejam abertas em menos de 10 horas na nossa cidade. Os cursos de formação têm capacitado nossa mão-de-obra e hoje temos um Plano Municipal de Desenvolvimento para os próximos anos”, explica o Prefeito Municipal de Ascurra, Arão Josino.

Como forma de estimular a captação de mão-de-obra para o município, que vem sendo um grande desafio para o setor produtivo detectado no PEDEM, foi lançada também a plataforma “Ascurra Mais Empregos”, desenvolvido em parceria com a FIESC. Nesta plataforma as empresas podem publicar as vagas de empregos, enquanto que os funcionários podem cadastrar seus currículos, unindo assim as demandas às ofertas.

A realização da Festa Per Tutti de 2022 também foi um grande desafio, executado de forma conjunta entre Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Diretoria de Cultura e Associação Per Tutti. O planejamento, organização e execução refletiram diretamente no sucesso do evento e das ações que o antecederam, como o 2º Festival da Canção Italiana, o Mangia Parole, o 2º Concurso Sabores da Polenta e o grande retorno do Desfile Alegórico da Per Tutti.

Além de todas essas ações e eventos mencionados anteriormente, a Secretaria ainda auxilia na organização e realização da Feirinha Municipal, da Feira de Rua, da programação de Páscoa e de Natal, dos eventos da Sala do Empreendedor, além de outros eventos da administração.

Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo: Luan Olímpio Fávero

E-mail: luan.assessoria@ascurra.sc.gov.br

Telefone: (47) 3383-0222, ramal 204.

Luan Fávero é formado em Administração com ênfase em Finanças pela Uniasselvi, em 2015. Teve experiências profissionais na iniciativa privada antes de iniciar sua caminhada no poder público em Ascurra, tendo atuado por 6 anos em instituições financeiras. Desde outubro de 2021, Luan esta como Assessor na Prefeitura de Ascurra. Ele teve um período, também, como Diretor de Esportes da cidade, entre fevereiro e junho de 2022, quando entre outras funções, foi um dos coordenadores da 28° OLIA. Ele também desempenhou papel dentro da coordenação de outros eventos em Ascurra, como na 25° Festa Per Tutti, principalmente no setor da Feira de Exposições. A partir de março de 2023, assumiu o posto de Secretário nesta pasta.